segunda-feira, 20 de junho de 2011

SENTINELAS DO AMANHÃ



O Papa João Paulo II, na sua mensagem para a XVII Jornada Mundial da Juventude, em Toronto, 28 de julho de 2002, convocou os jovens a serem "sentinelas da manhã". Um convite-convocação para que os jovens se empenhem na renovação do mundo à luz do Plano de Deus. Esta resposta só é possível para os jovens que não temem o sacrifício, nem a entrega da própria vida, mas temem uma vida vivida sem sentido.

Este é um desafio que supera as proporções e injunções todas de crises econômicas e políticas. O sentido da vida é a fonte e alavanca de tudo. Este sentido não se produz simplesmente com alguns cálculos e estratégias que favorecem a conquista do bem estar ou de garantias materiais. O sentido autêntico da vida para os jovens é "a capacidade para se opor às falsas ilusões de felicidade e aos paraísos das drogas, do prazer, do álcool e de todas as formas de violência", diz o Documento de Aparecida. Ao celebrar o Domingo de Ramos, abertura da Semana Maior, a Semana Santa, pela vivência e seguimento dos passos do Senhor Jesus, celebrando o mistério pascal de sua morte e ressurreição, a Igreja congrega, em cada diocese do mundo, em torno do seu bispo, pastor maior, os jovens. É a XXIV Jornada Mundial da Juventude.

Com o gesto de acompanhar a procissão de ramos, a Igreja reaviva e sela no coração de todos, particularmente dos jovens, a fonte insubstituível de sentido para suas vidas pela experiência do seguimento de Jesus Cristo. Este horizonte claro e animador, no entanto, se contrasta com a situação lamentável dos jovens na sociedade contemporânea. Os jovens estão afetados pelas seqüelas da pobreza, impossibilitando o crescimento de suas vidas e jogados na exclusão; afetados por uma educação de baixa qualidade, deixando-os abaixo de níveis razoáveis de competitividade, vítimas, não raramente, de enfoques antropológicos reducionistas, incapacitando-os a tomar decisões duradouras, pela restrição de seu horizonte de vida. Não se pode desconsiderar a carga pesada da alienação e até mesmo das novas propostas religiosas e pseudo-religiosas, além das crises familiares que aprofundam carências afetivas e multiplicam os conflitos emocionais.

É triste e preocupante o cenário, com suas alarmantes estatísticas, para consideração de governantes e cidadãos todos, quando se trata dos jovens em situação permanente de risco, com oportunidades escassas, escravizados pela droga e vítimas de violências. A morte violenta de jovens é uma calamidade pública e vergonhosa, exigindo de governos políticas públicas mais ágeis e decisivas. É irrelevante a contabilização de políticas públicas governamentais mais efetivas para a recuperação de jovens que já perderam o lustro de suas vidas em razão das drogas, do tráfico e de uma concepção equivocada acerca de suas vidas. Esta exigência se espraia para tocar as confissões religiosas, os cidadãos de boa vontade motivando-os a ações, ainda que miúdas e pulverizadas, colocando a todos em estado permanente de mutirão para salvar, amparar, promover e apoiar os jovens neste momento crucial de suas vidas. É preciso fazer sempre, sempre mais, incansavelmente, para que esta guerra da violência que está dizimando a juventude brasileira não continue a crescer em estatísticas tão deprimentes.

A promoção da XXIV Jornada Mundial da Juventude, neste Domingo de Ramos, é oportunidade para lembrar a todos da urgência do comprometimento com a juventude, respondendo, diariamente, o que se fez e o que se fará, hoje, agora, pelos jovens, especialmente aqueles que estão enterrados, sem saída, em situações terríveis de risco. O Papa Bento XVI, na sua mensagem, retoma um compromisso importante e decisivo que a Igreja tem na vivência de sua opção preferencial pelos jovens. É o compromisso de educar os jovens para a esperança, ajudando-os a sair da crise de esperança que atinge especialmente as novas gerações, reavivando o lustro próprio da juventude que é tempo de esperança. Infundir esta esperança nos jovens significa, antes de tudo, garantir-lhes e facilitar-lhes a participação nas comunidades de fé e na vivência familiar, de modo que experimentem que só em Deus o ser humano encontra sua verdadeira realização, e o encontro pessoal com Cristo é sua concretização. Inclui também a disposição cidadã de atuar para ajudar os jovens nas suas dificuldades de estudo, falta de trabalho, incompreensões na família, doenças, deficiências, carências de recursos. Esta celebração firme a opção preferencial pelos jovens, justifique a candidatura do Brasil para sediar a Jornada Mundial da Juventude de 2014, e Belo Horizonte, candidata para ser palco do evento, esteja mais preparada pela efetivação de compromissos e políticas públicas e ações eclesiais mais efetivas pelos jovens. É preciso trabalhar muito para que os jovens sejam "enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé" (Cl 2,7).

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte


Retirado do blog da JAJ-BH; http://jajbh.blogspot.com/2009/07/sentinelas-do-amanha.html#ixzz1PssQv4cH

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Violência contra as mulheres - Rumo ao DNJ 2011


A violência contra a mulher continua a ser um grave problema em muitos países do mundo e para mudar esta situação, um dos melhores instrumentos é a educação. Esta foi a reflexão apresentada pelo observador permanente da Santa Sé, Dom Silvano Tomasi, na 17ª Sessão do Conselho para os Direitos Humanos da ONU, que em andamento em Genebra, na sessão dedicada à mulher.

Entre as várias agressões, citou-se o estupro como arma de guerra, o tráfico de meninas, os abusos contra empregadas domésticas, seqüestros e conversões forçadas, casamentos e abortos obrigatórios . Durante sua reflexão, Dom Tomasi recordou as palavras ditas pelo papa Bento XVI: ‘mesmo que a violência seja mais frequente onde há pobreza e instabilidade social, devemos reconhecer que alguns sistemas legais e tradições ainda a toleram’: Em alguns lugares e culturas, elas são discriminadas ou subestimadas só por serem mulheres’.

Dom Tomasi afirmou que diante de fenômenos graves e persistentes, os cristãos têm um compromisso cada vez mais urgente em promover a cultura que reconheça a dignidade que pertence as mulheres, na lei e na realidade concreta. Para prevenir esse tipo de violência, Dom Tomasi sugeriu a instauração de melhorias no nível de vida e o acesso à educação. “Neste sentido, recordo o ensinamento da Igreja sobre a igualdade de dignidade na unidade de homem e mulher, na arraigada e profunda diversidade entre o masculino e o feminino, em sua vocação à reciprocidade e à complementariedade, à colaboração e à comunhão”, disse.

Ao final de sua reflexão Dom Tomasi ressaltou que é possível mudar a situação da mulheres no mundo. "Minha delegação considera que é possível melhorar a situação das mulheres e lutar contra o flagelo da violência, construir uma igualdade criativa e um respeito mútuo que previnam todo recurso à violência”, concluiu o observador.

http://www.a12.com/noticias/noticia.asp?ntc=santa_se_ressalta_que_haja_acoes_concretas_em_defesa_das_mulheres.html

quarta-feira, 15 de junho de 2011

É preciso humildade...





Em nossos dias é difícil reconhecer-se necessitado de alguém, mesma dificuldade para com nossa necessidade da misericórdia de Deus. A autosuficiência é um defeito muito grande de nossa vida, corremos o risco de querer sempre ter razão, nunca aceitar a opinião dos outros, pior ainda se for diferente da minha. Para se ver que na vida comunitária nada somos, quem somos nós? Cristo mesmo, sendo Mestre e Senhor se fez servo de todos, e convidou homens comuns para lhes indicar quais eram os desígnios de Deus para a vida deles, e cada um à sua maneira, disse sim, seguindo fielmente os mandamentos de Cristo deram testemunho da verdade, assim como lhes fora pedido.
Cada um de nós a seu tempo, à sua maneira deve responder ao chamado que Cristo nos faz, sermos santos como também nosso Pai é Santo, sermos Perfeitos como nosso Pai é Perfeito, a vocação comum a todo cristão é a santidade de vida, e quem nos santifica é o Espírito Santo de Deus, que nos edifica e nos envia a sermos luz no mundo, para juntos transformarmos o mundo em que habitamos.
É preciso humildade para percebermos que é Deus que nos ama por primeiro, que a cruz de Cristo nos consolida e fortalece, nos redime e nos abraça, e que seu Sangue nos renova e nos satisfaz. Cristo luz das nações, guiai-nos por seu Espírito para que sejamos humildes e capazes de assumirmos também nós a tua cruz no compromisso com o Evangelho e a fraternidade sempre necessária para a construção do Reino de Deus.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Santo Antônio


Hoje celebramos em uma de nossas capelas aqui da Paróquia São Francisco de Assis o dia de Santo Antônio, padroeiro do Bairro Paud'Alhinho, da Cidade de Piracicaba, e também da diocese. Dia de feriado municipal, recordando a importante presença de tão belo intercessor para todo o povo piracicabano. Santo Antônio, servidor do Evangelho, Doutor da Igreja, franciscano, sempre foi um grande orador, falava com o coração e convicto de que o Espírito Santo de Deus o auxiliava no exercício de seu ministério.
Grande pregador muitos o escutavam, até os peixes, como dizem. Nós todos ao olhar o seguimento e a fidelidade de Santo Antonio vemos que realmente Deus faz maravilhas na vida de quem se confia em seus desígnios, não foi fácil para Sto Antônio ser padre, ser cristão, assim como também não é fácil ainda hoje, mas com seu testemunho temos a esperança de também nós alcançarmos a santidade de vida. Respondamos sim ao chamado de Deus para sermos servidores do Evangelho, sejamos sacerdotes da Eucaristia, do amor de Deus em meio a humanidade perdida e sempre sedenta de bondade e misericórdia.
Sejamos cristãos e cristãs engajados no projeto de vida deixado por Cristo a todos os discípulos e a nós também, sejamos nós anunciadores do Reino de Deus!
Santo Antônio, rogai por nós!

sábado, 11 de junho de 2011

DATAS ESPECIAIS PARA NOSSA JUVENTUDE


Amigos, segue abaixo as datas para que possamos nos programar e participarmos em maior número possível nesses eventos que ocorrem a partir da JMJ em Agosto, segue abaixo:

07 de Agosto - Romaria da Pastoral da Juventude
Araras, diocese de Limeira (SUL I)

16 a 21 de Agosto - Jornada Mundial da Juventude -
Espanha, Madrid (Mundial)


18 de Setembro - Chegada da Cruz da Jornada Mundial da Juventude 2013,
que será no Brasil, e será anunciada este ano em Madrid - São Paulo, no Anhembi (Nacional)
NOSSA DIOCESE ENVIARÁ UM ÔNIBUS COM REPRESENTANTES

09 de Outubro - Encontro da Sub-Região Campinas, dioceses de Campinas, Limeira, Piracicaba, São Carlos e Bragança Paulista - em Campinas (Regional)
*neste dia sairá um ônibus oficial da diocese, e cada região vai se articular para enviar ao menos 01 onibus para este encontro.

06 de Novembro - Dia Nacional da Juventude - Capivari, encontro diocesano (Nacional)

15 de Novembro - Romaria Nacional da Juventude - Santuário Nacional de Aparecida
(nesse encontro nossa diocese enviará representantes)


QUE O ESPÍRITO SANTO DE DEUS CONDUZA-NOS SEMPRE MAIS PARA A COMUNHÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Não tem preço...


Amigos, não é fácil responder a um chamado que lhe é oferecido como verdadeiro tesouro, seguir Cristo. Mas Ele nos conforta com a presença do Espírito Santo, que permite a nós fazermos a experiência de Deus em nossa vida, e como fazer tal experiência?
Lembro de uma música, de autoria do Padre Zezinho: "um dia uma criança me parou, olhou-me nos meus olhos a sorrir, caneta e papel na sua mão, tarefa escolar para cumprir. E perguntou no meio de um sorriso, o que é preciso para ser feliz? Amar como Jesus amou, sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia, sorrir como Jesus sorria, e ao chegar ao fim do dia eu sei que eu dormiria muito mais feliz!"
Penso que esta letra e música transmite na simplicidade o que devemos semear e esperar do em que vivemos, não tem preço fazer com que o amor e a misericórdia, o projeto de vida para todos, e que todos se convertam ao Evangelho, na fidelidade dos acontecimentos cotidianos sempre estando a serviço d'Aquele que nos enviou seu Espírito de verdade, para compreendermos que fomos criados no amor, e para semear o amor. Não tem preço ser disponível para Deus, na partilha de sua própria vida para que o mundo tenha vida e conheça Aquele que nos envia em missão, Jesus Cristo.
"Vinde Espírito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis", envia Senhor teu Espírito e tudo será criado!

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pastoral da Juventude


Expectativas são muitas, mas eu como animador diocesano espero que ainda saiba criar na simplicidade dos acontecimentos, a verdadeira comunhão proposta por Cristo, "que todos sejam um". Cada um na sua individualidade, na sua personalidade, unidos em Cristo somos mais fortes e conseguimos gerar um mundo mais humano e fraterno, e estou conseguindo experimentar isso em meio aos jovens da Pastoral da Juventude na diocese. Olha dá trabalho, porque hoje temos muitos meios de comunicação, e não há como escapar, sempre há um jeito de nos comunicarmos, e a caixa de email fica cheia!!! É bom usarmos o que é bom em favor do anúncio do Reino de Deus, confiado a nós por Cristo, em Cristo e com Cristo, somos chamados a ser "luz do mundo" e fazer de "todos os povos discipulos e discípulas" do amor e da fraternidade.
Obrigado amigos por me acolherem tão bem!
Abraço Fraterno.
Pe Anselmo