terça-feira, 26 de junho de 2012

JORNADA DIOCESANA DE PIRACICABA 2012

ENTREVISTA

Qual a justificativa / motivação para o evento?

- a Jornada da Juventude surgiu em 1984, a nível diocesano, por ocasião do ano santo o Beato João Paulo II convocou a juventude para essa jornada que foi realizada no domingo de ramos daquele ano, reunindo 300 mil jovens, e muitos de outros países. No ano seguinte, em 1985 ele convocou os jovens para outra jornada agora a 1ª Jornada Mundial da Juventude, reunindo milhares de jovens, que é realizada a cada 2 ou 3 anos, e no intervalo de tempo entre esses anos ocorrem as Jornadas Diocesanas da Juventude, podendo ser celebradas no domingo de Ramos ou em outra data estabelecida pela diocese. Em nossa diocese será a primeira jornada diocesana da juventude, e a principal motivação para este evento são as atividades preparatórias a caminho da Jornada Mundial 2013, que será realizada no Rio de Janeiro.
Como os jovens das nossas paróquias e de toda Diocese podem participar?

- A Jornada diocesana foi pensada para ser realizada em 3 dias, os jovens podem participar de duas maneiras, a saber: 1 - podem participar nas paróquias dias 27, 28 e 29/07, formar um grupo de 15 a 45 jovens, com idade a partir de 15 anos, e inscrever esses jovens pelo email: setorjuventude@diocesedepiracicaba.org.br, até o dia 28 de junho; 2 - Podem simplesmente formar um grupo de jovens com a quantidade que quiserem e participar do dia 29/07, dia da Concentração de todos os jovens.

Quais temas / assuntos serão tradados na Jornada?

- o Tema central da Jornada Diocesana é "Alegrai-vos sempre no Senhor" Fl 4,4. No dia 28, sábado, os jovens nas paróquias participarão de um momento de catequese, com temas relacionados ao tema central, ou temas específicos para a realidade juvenil, motivando sempre o discipulado dos jovens e o compromisso missionário de evangelizar o jovem a partir do jovem. Sobre o tema temos a homilia do Papa Bento XVI, proferida no dia 01 de Abril de 2012, Domingo de Ramos, Jornada Diocesana de Roma. A Mensagem encontra-se no endereço:
Onde será realizado o evento?
- O evento ocorre nas paróquias de 27 a 29 de Julho, e a concentração dos jovens ocorre dia 29 de Julho, teremos a Eucaristia a ser celebrada pelo Bispo diocesano, durante todo o dia haverão atividades para os jovens no Varejão Municipal de Piracicaba, localizado na Avenida Dr Paulo de Moraes, próximo à antiga estação da Paulista.
Há algum valor a ser investido pelo jovem ou paróquia?
- O investimento comum é com o transporte, tanto para quem participará dos 3 dias, ou somente os que vão para dia 29, no domingo. A alimentação nas paróquias, durante os dias que ficarão acolhidos nas casas, café, lanches podem ser nas famílias mesmo, a proposta será almoço comunitário no sábado dia 28, e durante o dia 29, haverá venda de lanche na Paróquia São José, e podem levar lanche comunitário.
Quem deverá participar´?
- Jovens da Crisma, Jovens inseridos nos grupos, principalmente motivar a acolhida de jovens que não estão engajados nos trabalhos pastorais das paróquias.

Outras informações que julgar necessárias à boa divulgação da Jornada.
- Informações importantes: vamos distribuir cartazes é bom que avisem aos jovens; o mais importante - dia 29 vamos abençoar a Cruz e o Ícone que serão entregues aos jovens e estes símbolos deverão percorrer todas as paróquias da Diocese neste ano em que nos preparamos para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013. Teremos ainda o DNJ (Dia nacional da Juventude - 21/10) a ser realizado em Corumbataí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário